O e-cordel está sendo utilizado em um estudo sobre acessiblidade na literatura de cordel. O estudo consiste em validar a acessibilidade de um novo formato para cordéis digitais e será realizado durante o ano de 2024.
Para isso, precisamos de voluntários para participarem desse estudo. Se você possui algum grau de deficiência visual e é alfabetizado, poderá participar do estudo. Caso contrário, por favor compartilhe essa página com pessoas que tenham esse perfil.
O estudo consiste em três etapas:
- Responder a um pré-questionário
- Ler dois cordéis na plataforma e-cordel
- Participar de uma intrevista com o pesquisador, para compartilhar sua experiência com o cordel digital
Para participar do estudo somente é necessário seguir as instruções abaixo.
Primeira etapa
Na primeira etapa alguns dados sobre você e seus hábitos de leitura serão coletados. Para completar essa fase basta responder ao pré-questionário clicando no link abaixo:
https://forms.gle/8A12gbcZ9rJUr9zR7
Segunda etapa
A fim de avaliar a acessibilidade na literatura de cordel, chegou a hora esperada de ler um cordel digital. Nesta etapa cada participante deverá ler dois cordéis na plataforma e-cordel. Esta é a etapa mais importante pois permitirá avaliar o formato escolhido para o cordel digital.
Inicialmente, acesse a plataforma de leitura no link abaixo e leia um cordel online qualquer sem realizar o download da obra.
Depois de ler a primeira obra, ainda na plataforma e-cordel, procure por um cordel intitulado “Mainha o maior pistoleiro do Nordeste” e faça o download da obra.
Leia a obra em seu dispositivo de preferência usando o arquivo baixado. O importante é não ler a obra na plataforma.
Terceira etapa
Após concluir a etapa anterior, o pesquisador responsável pelo estudo entrará em contato para agendar uma conversa de cerca de 15 a 30 minutos sobre a sua experiência ao utilizar o e-cordel, o que concluirá a sua participação no estudo.
Por fim, caso precise de mais informações, entre em contato através do email contato@ecordel.com.br.